A CONSCIÊNCIA ESTÁ NA MODA

04 OUTUBRO 2022

Nunca as pessoas se preocuparam tanto em adotar práticas sustentáveis como nos tempos que correm. Ainda assim, há muito por mudar e cada pequeno gesto faz a diferença. E na moda não é excepção.

De acordo com a Associação Portuguesa do Ambiente, deitam-se para o lixo 200 mil toneladas de matéria têxtil por ano. Como podemos minimizar este impacto? Optando por marcas que se preocupem com a sua própria pegada ecológica. Trazemos-lhe alguns exemplos.

IDEIAS SUSTENTÁVEIS DA CABEÇA AOS PÉS

A Levi’s sempre criou peças que duram muito tempo e quem tem calças da marca sabe bem. Além disso, reduziu a água na produção das suas peças e passou a usar materiais mais ecológicos e com ainda maior durabilidade. Um desses exemplos é o cânhamo, que a marca aplicou nestas crop jeans e nesta camisa de ganga.

Outra marca que não tem medido esforços e tem objetivos muito ambiciosos até 2025, é a Zara. Através do projeto Join Life, assume o compromisso de usar 100% linho mais sustentável e 100% poliéster reciclado.

Estas calças já são de linho 100% proveniente da Europa e este blazer é composto por 55% de poliéster reciclado. Além disso, a marca quer atingir as Zero Emissões Líquidas até 2040.

À procura de umas sapatilhas sustentáveis? A Ericeira Surf & Skate tem um par para si. A Cariuma é uma marca brasileira que apenas utiliza produtos orgânicos ou reciclados no seu processo de produção. E mais, por cada par vendido, planta duas árvores na Amazónia. E estas Cariuma Catiba Pro são lindíssimas!

Levi's

LEvi's

zara

zara

Ericeira Surf & Skate

ÍNTIMOS DA SUSTENTABILIDADE

A Intimissimi também já contribuiu para plantações em sete países diferentes. Além disso, aposta na eficiência energética das suas fábricas e na redução do consumo de água.

Quanto aos tecidos, a marca tem apostado na utilização de Algodão Supima. Nesta variedade, a matéria-prima pode ter até 35% mais do que o seu comprimento médio, sendo ainda mais sustentável. E já pode encontrar este algodão em lingeries, como esta, ou em pijamas, como este.

COSMÉTICA & ACESSÓRIOS

A contribuição para uma economia mais sustentável também chegou aos cosméticos. A Rituals criou uma variedade de produtos disponíveis em recargas, de forma a que possa reutilizar os frascos originais ou outros, que já tenha por casa. Espreite alguns exemplos aqui.

Outra forma de consumir cosmética sustentável, é optar por linhas ou marcas que utilizam apenas ingredientes naturais e orgânicos. Na loja O Boticário pode encontrar a linha Orgânico da Nativa SPA, da qual este shampoo é um exemplo.

A Adolfo Dominguez tem apostado em políticas de sustentabilidade transversais a todo o negócio. Além de ter optado por utilizar materiais amigos do ambiente, decidiu aumentar a produção em Portugal pela proximidade - a marca é da Galiza. Espreite esta mala feita com ráfia, algodão reciclado e poliéster reciclado.

Rituals

O Boticário

Adolfo Dominguez

As marcas de luxo também têm procurado lançar eco friendly. A Breitling criou esterelógio Super Ocean com bracelete de econyl, um material feito de resíduos do oceano e de aterros. Encontre-o na Boutique dos Relógios.

Agora que já conhece algumas das marcas sustentáveis do Oeiras Parque, opte por comprar de forma ainda mais consciente e ajude-nos a cuidar do ambiente.

Artigos sujeitos a disponibilidade em loja.