Este site utiliza cookies, com o objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Aceito
Saiba mais

Exposição Ai Weiwei – Rapture

No piso 2 do Oeiras Parque.

Galeria ({{imgCount}})
Vídeo
ver mais

Esta iniciativa chega ao Oeiras Parque no âmbito da exposição Ai Weiwei – Rapture, a maior de sempre na Europa, com 4000m2. O artista exibe, pela primeira vez, as suas obras mais icónicas no mesmo espaço, incluindo novas peças produzidas exclusivamente em Portugal.

A exposição Ai Weiwei – Rapture estará em exibição na Cordoaria Nacional até 28 de novembro, reunindo 85 obras, onde se incluem instalações e esculturas em grande, média e pequena escala, assim como vídeos/filmes e fotografias. A curadoria é assinada por Marcello Dantas, idealizador de uma série de grandes exposições do artista pela América Latina nos últimos anos. 

A INSTALAÇÃO

A instalação que apresentamos, encontra-se no piso 2 do Oeiras Parque, entre 1 de outubro e 5 de novembro.

Convidamos todos os visitantes do Oeiras Parque a participar nesta instalação inspirada na obra de Ai Weiwei, intitulada Circle of Animals / Zodiac Heads. Descubra o seu signo chinês e a simbologia de cada um dos 12 animais do Zodíaco Chinês, que integram uma das obras mais icónicas deste artista.

A OBRA

Circle of Animals / Zodiac Heads é uma reformulação dos doze animais do Zodíaco Chinês, e refere-se a um episódio sombrio na relação da China com o Ocidente: a Segunda Guerra do Ópio e a destruição pelas tropas ocidentais de Yuanming Yuan (o Antigo Palácio de Verão em Pequim), em 1860. A obra levanta questões sobre pilhagem internacional, a natureza do património cultural, bem como a relação da China contemporânea com a sua própria história. Esta obra pode ser apreciada ao vivo naquela que é a primeira exposição do artista em nome individual realizada no nosso país.

O AUTOR

Ai Weiwei é um artista e ativista dissidente chinês, mundialmente reconhecido como um dos mais influentes, interventivos e criativos nomes da arte contemporânea.

É um símbolo da resistência à opressão e defensor dos direitos civis e da liberdade de expressão, com uma vasta produção artística que marcou essa luta nas últimas décadas. É também um articulador das raízes culturais mais profundas da humanidade, em especial das tradições e iconografia chinesas, perdidas ou esquecidas desde a Revolução Cultural iniciada por Mao Tsé-Tung (1966 – 1976). Essa dimensão mais fantástica, mística e espiritual é um elemento forte, embora menos notório na sua obra. A pesquisa de materiais, técnicas e simbologias de outros tempos é um trabalho de arqueologia cultural que faz parte da sua busca pela identidade que a China perdeu e atualmente sofre pela desconexão com as suas raízes.

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DA INSTALAÇÃO

I - Horários e acessos:

Todos os dias, das 10h00 às 23h00

1. A instalação poderá ser encerrada por motivos imprevistos ou de força maior, por razões de ordem técnica que impeçam o normal funcionamento ou caso a Mundicenter II, S.A. entenda existir alguma circunstância que coloque em risco a segurança de bens e/ou pessoas.

2. O acesso é gratuito.

II - Segurança:

1. O acesso e permanência no mesmo por parte dos visitantes obriga ao rigoroso cumprimento de todas as instruções dos agentes de segurança no local e das regras previstas no presente regulamento, que se consideram expressa e voluntariamente aceites pelo visitante com a entrada na instalação.

2. Caso o visitante não cumpra as instruções dos agentes de segurança e/ou as normas previstas no presente Regulamento, aquele será retirado de imediato do local.

3. Os visitantes com idade inferior a 12 anos deverão ser acompanhados por um adulto.

4. Não é possível comer ou beber na instalação.

5. Os visitantes que causem distúrbios e/ou danos aos equipamentos e/ou a terceiros serão responsabilizados pelos seus atos e pelos prejuízos causados.

6. O Oeiras Parque possui um sistema de videovigilância.

PARTICIPE NO PASSATEMPO

Quer ganhar dois bilhetes para a exposição Ai WeiWei | Rapture, na Cordoaria Nacional, em Belém (Lisboa)?

Participe no nosso passatempo. Temos 25 bilhetes para oferecer.

Para participar no Passatempo deverá:

1. Visitar a nossa página de Instagram em @oeiras.parque;

2. Fazer gosto no post do passatempo, comentar o post com uma frase criativa sobre o seu signo chinês e identificar um amigo no comentário.

O passatempo decorre entre 1 de outubro e 5 de novembro.

Os vencedores serão anunciados no dia 9 de novembro.

Consulte aqui o regulamento completo.

Participe e boa sorte!